14/03/2014

SABONETE ÍNTIMO: USAR OU NÃO USAR?



Entrevista com especialistas que vão ajudar você a decidir. Afinal, qual é a diferença entre os sabonetes íntimos e os comuns?

Por Luciana Fuoco  da revista Boa Forma http://boaforma.abril.com.br/comportamento/saude-mulher/sabonete-intimo-usar-ou-nao-usar-500711.shtml


Pois é meninas sabonetes íntimos tem para todos os gostos e bolsos. E você como escolhe o seu? Pela cor, cheiro, o mais bonitinho, a cor da embalagem, o que faz muita  espuma ou pelo preço? Será que algum dia olhou e pesquisou sobre o PH dos sabonetes? Acho que não né?  Eu mesmo não sabia, achava que todos eram praticamente a mesma coisa.
E você Sabia que os sabonetes em barras  tem o PH é mais alto? Veja a foto abaixo, mas desconsidere a marca, não estamos aqui para discutir marca e sim sua saúde íntima.



Agora ates da Entrevista da revista Boa forma vejam e leiam esta imagem.



Acho que já deu para entender um pouco não é mesmo?!
Então agora vamos ler opinião dos médicos.



A diferença está no pH. Enquanto os sabonetes comuns tendem para o pH básico ou neutro (entre 9 e 10), os sabonetes íntimos têm um pH ácido (entre 4 e 4,5) – resultado da composição com ácido láctico –, que mantém o pH vaginal ácido. Essa acidez é necessária para manter vivos os microrganismos e lactobacilos que vivem nessa região e têm como função proteger a mulher de possíveis infecções.

Segundo a médica ginecologista e membro do Conselho Editorial da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), Patrícia de Rossi, alguns colegas ginecologistas defendem e até indicam o uso de sabonetes íntimos, outros abominam. “Os demais – entre os quais eu me encontro – imaginam que se não faz mal, tudo bem usar, mas com certo ceticismo sobre a sua real utilidade”, pondera.

A vagina não necessita de um sabonete especial. No entanto, a vulva (parte externa dos órgãos genitais) necessita de cuidados especiais. A higiene íntima é necessária e deve ser feita uma vez ao dia, principalmente após as evacuações. Ela deve ser feita sempre da frente para trás. “Devem-se usar medidas corretas como a lavagem, após as evacuações, e, na impossibilidade da mesma, fazer a limpeza com lenços umedecidos. A mulher que não pratica a higiene íntima pode ter mais infecções urinárias, alergias, vaginites e pruridos. Vale lembrar que, nesta região, não se deve utilizar perfumes ou talcos”, afirma Angela Maggio Fonseca, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Obstetrícia e Ginecologia FMUSP.

Assim como o nosso corpo, a vulva também está propensa a sofrer o ressecamento. Este quadro pode desencadear uma coceira na região. “Para estas mulheres, estes sabonetes podem ajudar, pois possuem menos ação detergente que os comuns e ainda incluem composição hidratante. Embora eu não conheça nenhum estudo científico que comprove a sua eficácia em alguns pontos prometidos, se o produto traz o conforto à mulher – afastando esta coceira – ele pode ser usado sem problema”, avalia Rosana Simões, professora-doutora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mas há que se deixar um alerta: a região genital feminina é muito mais sensível aos alérgenos e estes produtos não estão isentos de causar irritação, mesmo tendo sido formulados especificamente para uso local. “E mesmo com os sabonetes e loções indicados, deve-se orientar a mulher para que a limpeza seja realizada superficialmente. As lavagens devem ser feitas só externamente, para não alterar o pH vaginal”, enfatiza a professora Angela.

Que conclusão podemos chegar?

Use sabonetes específicos
Os sabonetes íntimos possuem o PH necessário para manter a região equilibrada e livre de fungos e bactérias. Dê preferência a sabonetes líquidos com pH ácido que fazem pouca espuma, pois eles limpam a pele suavemente sem remover a camada protetora. Também é importante que o sabonete não seja antisséptico para essa região.

Prontinho ....agora é só verificar o Ph do seu sabonete íntimo e tomar um banho muito gostoso \0/








PS: Não esqueçam o Concurso cultural que rola na Page do Blog! Os 3 livros já foram lidos, mas estão em perfeito estado esperando seu novo dono <3

8 comentários:

  1. eu sempre olho o ph e no momento estou usando um todo natural....boa dica porque muita gente nao sabe...bjokas

    ResponderExcluir
  2. EU USO DA AVON,GOSTEI DA DICA BEIJOS IVONE.

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei o post, uso o da avon também, já usei vários e o da avon não me deu irritação. Ameiiiii!!!!! Bjussss.

    ResponderExcluir
  4. bom post! na verdade eu nunca tinha parado para pensar no topico e nem me importado em usar!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha tirado muito tempo para pensar nisso e realmente é bem importante que vejamos isso com atenção. Pois é a nossa saúde que está em risco. Muito importante mesmo.
    www.meninadoscremes.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre usei sabonetes íntimos. Mas nunca reparei sobre o Ph. Gostei das dicas!

    ResponderExcluir
  7. Eu uso o da Nívea....agora nem troco mais...
    Bjos de fadas...
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a matéria,eu mesma não sabia sobre o PH agora já sei qual tipo de sabonete devo compra,beijos Ivone!

    ResponderExcluir